quinta-feira, 26 de junho de 2008

Decida-se pelo amor

Decida-se pelo amor

Deus nos faz um pedido: “Decida-se pelo amor”. Muitas pessoas se recusam a viver esse sentimento, por medo de sofrer.
Mas apesar das decepções, amar é preciso para a sua salvação e para a salvação do seu próximo.
Os problemas castigam o coração, dificulta os relacionamentos, mas Deus é muito mais que isso, por isso em qualquer circunstância Ele nos dá o dom de amar.
Apesar de todas as brigas ame o seu próximo, ame a sua família.
Mesmo com as injustiças, desprezos, prejuízos, ofensas: perdoe. Assim você se lembrará, mas não sentirá mais dor.
Quando estamos com sede, não basta colocar água na boca é preciso engoli-la para matar a sede. Assim é o poder de decisão.
Amar e perdoar depende da decisão de cada um de nós, Deus nos dá essa possibilidade. Ele está a sua espera.
Peça ao Espírito Santo, para arrancar do seu interior o desânimo, a amargura, tristeza, decepção. Perdoe a sua família, seus amigos. Perdoe todas as pessoas que te prejudicaram, ofenderam.
Derrama Senhor, sobre cada um de meus irmãos, Teu Espírito Santo para que seu coração seja curado.
Deixo para vocês a letra da música Vem Espírito para vocês refletirem com a vida:

Vem espírito, Vem espírito,Sozinho eu não posso mais (2x)

Sozinho eu não posso mais viver.
Eu quero amar, Eu quero ser, Aquilo que Deus quer
Sozinho eu não posso mais (2x) Sozinho eu não posso mais viver.
Vem espírito, Vem espírito. Sozinho eu não posso mais (2x)
Sozinho eu não posso mais viver.

terça-feira, 10 de junho de 2008

IMAGENS

Imagens
Para entedermos a questão das imagens vamos considerar os seguintes tópicos:
  • Em Êxodo 20,4, Deus proibiu fazer ídolos.
  • Os hebreus veneravam a arca da Aliança e prestavam culto a Deus diante dela. Porém os hebreus sabiam que era a Deus que ofereciam os sacrífícios e não a arca. Idolatria seria se pensassem que a arca era o próprio Deus.
  • Idolatria é apresentar algo como sendo Deus.
  • Uma coisa é imagem, outra é ídolo.
  • Nós católicos não adoramos as imagens.
  • As imagens são um auxiliar para adorar a Cristo e honrar os santos. As imagens nada podem!

Ler: Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-29; 1Rs 7, 23-28; Nm 21, 4-9; 1Cor 1, 2; Hb 12, 14.

Intercessão dos Santos

Infelizmente, alguns irmãos de outras Igrejas acusam a nós católicos de sermos idólatras, por usarmos imagens em nossas igrejas. Por isso é necessário esclarecer a diferença que existe entre os cultos de "dulia", "hiperdulia" e "latria".

* "douleo" significa "honrar" e não "adorar".

  1. Culto de latria (quer dizer adorar) - é o culto reservado a Deus.
  2. Culto de dulia (quer dizer honrar) - é o culto aos santos, como sendo amigos de Deus.
  3. Culto de hiperdulia (acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração) - é o culto especial a Maria Santíssima, como mãe de Deus.

Ler: Mt 4, 10; Gn 18, 2; Mc 15, 19.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

SÓ A BÍBLIA OU BÍBLIA TRADIÇÃO E MAGISTÉRIO?

SÓ A BÍBLIA OU BÍBLIA TRADIÇÃO E MAGISTÉRIO?
Desde o século XVI nossos irmãos protestantes com Martinho Lutero e seus seguidores afirmam a Bíblia como a única regra de fé.
Posição Católica:
  • Tradição significa passar além - passar a frente. Ex: o Novo Testamento começou com a pregação de Jesus (falada e não escrita) e depois temos a pregação dos apóstolos. Em seguida começaram a escrever inspirados pelo Espírito Santo. Esta transmissão de ensinamentos de diferentes fontes, que deu origem ao Novo Testamento é fruto da Tradição.
  • O Magistério é o responsável da interpretação correta das escrituras. Por isso que outros evangelhos escritos que não foram considerados pela Igreja sagrados não fazem parte da Bíblia.

Hoje são mais de 30.000 igrejas protestantes e seitas cada uma com sua Bíblia e sua forma de interpreta-la. Agora meus irmãos imagine se a Igreja Católica não tivesse o Magistério que interpreta a verdade, cada Paróquia poderia ser uma igrejinha a parte. Por isso devemos confiar que o Espírito Santo que guiou os homens da sagrada escritura guia hoje o Magistério da Igreja para a interpretação correta das Escrituras. Ler:

Jo 20,21; 2Ts 2,15; 1Cor 11,2; Mt 28,18-20;

Que a sua semana seja guiada e iluminada pelo Espírito Santo de Deus!

sábado, 17 de maio de 2008

Cristo nos salvou

Evangelho (Marcos 9, 12 – 13)

Por muitas vezes nos envergonhamos de participar da igreja, de vestir uma blusa de alguma pastoral, ou até mesmo de orar por um irmão. Envergonhamos-nos porque o mundo nos diz que ser de Deus é careta, quantos de nós já não forma criticados pelos “amigos”?
- Lá vai à beata. . . Olha o papa-hóstia – e muitos outros apelidos.
Jesus Cristo o Nosso Salvador nunca se envergonhou de nós, Ele tomou para si as nossas enfermidades, pecados e todo sofrimento. Sua cruz foi pesada por nossa culpa e mesmo assim quantos ali O defenderam? Todos queriam a sua crucificação.
Cristo nos salvou através de todo o seu sofrimento, todo castigo que caiu sobre Ele e graças as suas chagas fomos curados.
Em nenhum momento Ele se defendeu passou por tudo isso pelo amor que nutri por cada um de nós. Foi humilhado, injustiçado colocado entre criminosos.
Mas, para tudo isso irmãos, Deus nosso Pai, tinha um propósito. Ele nos deu o seu filho por amor, para nos revelar que aquele que for seu servo justo entrará no Seu Reino, assim como aconteceu com Jesus que deu a sua própria vida, mas logo ressuscitou.
Por tudo isso, será que realmente temos que ter vergonha de ser cristão? Jesus já foi envergonhado, humilhado, sacrificado o bastante para nos salvar. Depende agora apenas de nós se queremos realmente servi-Lo.
Deus é como um visitante em nossa casa, Ele não entra no nosso coração se nós não O convidarmos. Dê essa oportunidade para você mesmo, deixa Deus agir sobre sua vida, ser o teu Rei de amor e verás como é bom ser de Deus.
A batalha é longa e difícil, mas para Deus nada é impossível. Para você que se encontra em cima do muro – uma hora na igreja e outra hora no mundo – decida-se pelo amor, Deus te espera.
Um abençoado fim de semana pra você!

“DEUS AMOU TANTO O MUNDO QUE DEU SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE TODA PESSOA QUE ACREDITAR NELE NÃO MORRA, MAS TENHA VIDA ETERNA.” (João 3,16).

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Renúncia

Evangelho (Marcos 8,34 – 9,1)

A renúncia é uma batalha na vida do cristão. Em especial a nós jovens a quem o mundo dedica um leque de oportunidades para fugir dos desígnios de Deus.
Há quem pense que é só estar na igreja a vida fica mais fácil, enganam-se. . .
Quem está na igreja já tem noção do bom e do ruim, sim e daí?
Daí que para nós cristãos o que é ruim é prazeroso para milhares de pessoas no mundo. Aí é quando paramos e nos perguntamos será que realmente vale a pena viver essa vida regrada na igreja? Ora, a vida pode ser muito mais prazerosa, na libertinagem.
Caríssimos, não permita que o mundo tampe os seus olhos, talvez não seremos valorizados pelo que fazemos aqui na terra, mas nosso Deus é justo e fiel, nada lhe é oculto. Devemos esperar em Deus a nossa verdadeira recompensa, o Reino de Deus.
A paz de Cristo e o amor de Maria.

Até onde vai a minha fé?

“Às vezes me deparo conversando com Deus, opa, conversando não pedindo a Deus, que me ajude a vencer as tribulações, a enfermidade minha e da minha família, a curar a embriaguez do irmão, e outros tantos pedidos, que se for citar daria um livro volumozíssimo. Deus pela sua bondade, vai colocar em ordem tudo o que pedi, para ver o que é mais urgente, sim, que foi tanto que pedi que tem que organizar lá em cima. Às vezes demora um pouco o atendimento, fico bravo, reclamo digo até, ‘Que Deus é esse que não me ajuda?’, xingo, tem até casos que largam a Igreja, procuram outras que vendem a graça.
Quantos momentos de alegria, de harmonia, de felicidade, graça sobre graça. Será que parei, pelo menos para agradecer a Deus pelo Dom da Vida, pela família que tenho, pelos filhos, pelo emprego, pelos momentos de paz, ou seja, formar com Deus um crédito, para quando precisar ser atendido. Nos bancos e outros neste mundo é assim. Eu tenho que acumular gastar antes para que tenha algum crédito, pelo que sei banco nenhum me deu o ar que respiro, me deu direito à vida.
É preciso acreditar nesse Deus, bondoso, grande amoroso, que nos deu seu único filho por amor, para que nós nos amassémos, fossemos caridosos, e vivesse uma vida regada pelo próprio Cristo na Eucaristia. Porém nós trilhamos um caminho do pecado somente, às vezes, se o tempo for oportuno lembro de buscar a Deus. Que fé é essa? Não amo o irmão, penso somente na riqueza material. Digo, sou humilde, porém só peço perdão se estiver errado, quando peco. O meu pão nunca é bastante para dividir, mas sempre sobra pro cachorro, pra jogar fora.
Será que mereço se atendido por Deus. Pense um pouco. . .
Agora faça uma análise de tudo que já fez até hoje, de bom, ou de ruim. De bom, que precisa continuar ou melhorar, de ruim, que precisa realmente tirar da sua vida, para que Deus não precise dar um tempo para ti, não que ele queira, mas para que precise enxergar que Deus nunca deixa seu pedido pra depois, você é que pediu um prazo. Porém para Deus o tempo é agora. Creia, acredite, Deus existe e está do nosso lado e insiste para que tenhamos em Jesus, vida plena.
Creia.”